Betynha (betynha) wrote,
Betynha
betynha

  • Mood:
  • Music:

Confissões de uma ficreader...

ou porque eu leio de tudo no fandom.


De volta às atividades LJnescas (-q).

Anyway, a ideia para este post nasceu depois de uma prosa curta com a Viviane Barreda lá no twitter. Então, clica ali nas confissões e saiba o que eu tenho a dizer...

Por acaso, estava eu olhando a busca que fiz no tumblr usando a tag "Hermione Granger". Claro que sai de tudo: dos gráficos mais interessantes aos ships mais loucos do universo. Comentei então que havia encontrado um papel de parede Scabior/Hermione e outro Dramione. Vivi me respondeu e brevemente falamos sobre esses ships. Alguns absurdos, outros muito bons.

Confesso, já li quase tudo que existe no fandom.

Quando comecei a acompanhar fics de HP, meados de fevereiro de 2006, a primeira fic que li na vida foi uma Dramione. Não me lembro do título, mas ela era meio ridícula, com aqueles plots absurdos e cheios de clichês que unem o Draco e a Hermione por meio de uma dentenção e uma obrigação que os faz ficarem juntos por um tempo até que, de repente não mais que de repente, eles se apaixonam e blablabla. Bom, eu curti porque eu não sou exatamente uma zoadora de fics. Entendo que o mais corajoso dos fãs é aquele que usa o seu talento em prol da disseminação da história por aí.

Assim, ficwriters, fanartistas, webdesigners, forum leaders e afins, na minha opinião, são heróis dos fandoms que integram. Obviamente, os potterheads se encaixam nisso como uma luva. Creio que seja um dos melhores fandoms do universo, sem contar que muito provavelmente é o maior.

Dessa forma, potterianamente falando, eu nunca me achei no direito de sair desqualificando a iniciativa de ficwriters, principalmente, em preencher as lacunas deixadas no canon, ou criar coisas novas a partir de tudo que está vivo nos livros. Por isso lhes digo que eu já li de tudo e tudo mesmo no fandom.

Depois de Dramione, não sei como, mas comecei a ler uma tal de O Encantamento das Almas (Se tu te declaras R/Hr fã e nunca leu essa fic, vá corrigir esse erro agora!!!). Bom, à época, a fic contava com 28 capítulos. Eu li tudo em dois dias e fiquei meio obcecada com a história e em questão de dias, já estava em contato com a Roberta e, well... a história é longa, conto outro dia. Voltando à fic, depois do OEdA, li as fics da Jaqueline Granger, o que fez minha obsessão por Ron/Mione simplesmente chegar a um ponto insuportável até pra mim, chegando ao cúmulo de a minha chefe no job ficar dizendo pra eu tomar cuidado senão ia meio que pirar por causa de HP... Tadinha, eu já estava pirada, mas consegui controlar essa loucura toda e talz. História pra outro dia também.

Depois, saí procurando fics para ler, pq é um vício bom demais gente. E querendo ou não, há muita gente talentosa perdida no fandom e cara, eu prestigio quem merece e comento em fics com merecimento. Assim, li O País das Fadas da Jé (soliloquioadois ) que é uma das minhas fics favoritas, mesmo não sendo essencialmente R/Hr. A leitura é uma delícia e eu amo a maneira como ela conduz a história. À época eu até cheguei a gostar do Harry e talz... XD~ Milagre viu!

Seguindo minha busca desenfreada por fics, descobri Labirinto da Karina que é uma aventura de tirar o fôlego. Sério, muito boa, daquelas que devem ser lidas. Depois li Harry Potter e o Último Horcrux que explodiu minha cabeça! O fim é digno de JK, gente, quem não leu, não sabe o que está perdendo.

Depois disso, li muita coisa em português, um dia faço uma listinha com o que eu já li em português, porque realmente há fics que merecem ser lidas a qualquer tempo.

Então, cansada de procurar e com poucas referências minimamente confiáveis, lá fui eu para o mundo das fics em inglês. OH. MY. GOD! Nunca mais fui a mesma! (H)

Primeiro no Checkmated que é o meu paraíso quando o assunto é R/Hr. Lá, acho que já li mais de 150 fics. Minha autora favorita? belovedranger. Eu e a friend Aline Oellers a chamamos de Queen of Lust, por aí vc tem uma ideia do que esperar das fics dela. Estou em processo de leitura da Cleen Sweep Series. Fantástico define o jeito que ela escreve qualquer coisa e tenho dito! Por lá, óbvio, há outras ficwriters excelentes e fics do tipo que te deixam sem ar e talz. Farei uma lista das minhas favoritas de lá também! <3

Well, depois de ler muuuuuuuuuuito por lá, um dia descobri o The Quidditch Pitch. Diria que foi o começo da minha perdição da linha do canon porque foi lá que eu comecei a ler fics com os mais variados ships e, er...., não só ships, se é que vcs me entendem.

Slash, foi lá que eu conheci com mais precisão e hoje amo de paixão Ron/Harry (até em slash dá R/H hahahaha). Mas Ron/Harry disputam palmo a palmo com Ron/Draco (HOOOOOOOOOOOOOOTTTTT).

No TQP é aquela, vc lê o que te interessa ou então o que aparece na página principal. Então, fui me arriscando e li:

- Gêmeos/Hermione
- Draco/Hermione (Que é o fanon que eu mais gosto em todo mundo - hétero, claro!)
- Lucius/Hermione
- Ron/Draco
- Ron/Zachary
- Ron/Harry
- Ron/Harry/Hermione (SIIIIIIIIMMMMMMMMMMMM... Mas hj evito, juro que evito!)
- Charlie/Bill
- Percy/Lucius
- Bella/Voldemort (CANON!)
- Hermione/Pansy
- Ginny/Harry/Luna (Acidental!!)
- Lavender/Hermione (Na verdade, parei na metade, não dá!!)
- Marcus Flint/Hermione (abana)
- Zabini/Hermione
- Voldemort/Hermione (Eu sou curiosa gente... muito curiosa! Mas não faço mais isso! --')
- Snape/Harry
- Lupin/Harry
- Sirius/Harry
- Lupin/Sirius/Hermione (Não entendo como achei isso, sério! Oo)
- Tonks/Harry/Ron (Oo)
- Tonks/Hermione/Harry/Ron (Baaaaaad, my baaaaaaaaaad)
- Harry/Charlie
- Harry/Gêmeos
- Harry/Bill
- Ron/Fleur
- Harry/Andromeda (Tenso)
- Ron/Charlie
- Lucius/Harry/Draco (Oi?)
- Krum/Harry/Cedric
- Harry/Krum/Cedric/Fleur/Hermione (Sério, o povo é meio louco e eu leio pra confirmar isso)

E agora ponho um etc, porque não sei mais o quanto eu li, mas li. Tem fics lá multiparing mesmo, do tipo orgia saca? Já li algumas, mas é uma coisa tão fora da realidade ficcional (se é que isso é possível) que hoje passo o olho e mudo de foco. Não vou dizer que não lerei se aparecer uma ou outra, mas eu realmente cansei de ficar impressionada com a capacidade, às vezes absurda, de as pessoas inventarem ships e plots meio loucos.

E para finalizar, deixo claro aqui que já li de tudo em relação a tipos de fics, mas jamais lerei fics com estupro porque eu acho que é um tipo de violência que não deve ser levada à ficção nem se for para criar uma boa fic com plot inteligente e tudo o mais. É triste ver que tem gente que escrever Scabior/Hermione, por exemplo.

Óbvio, se foi uma fic sem violência com um fundo psicológico tá valendo, de outra forma, eu me poupo de passar mal lendo fic (o que já aconteceu várias vezes).

Outra coisa, nunca li Harry/Hermione (quer dizer, eu betei uma HHr, mas vc faz qualquer coisa por uma pessoa de quem gostas muito, não é? E por causa da família Ficwriters lá do Grimm, eu soube lidar muito melhor com as diferenças na preferência de casais, aprendi a tolerar e entender e, principalmente, aceitar quem curtia ships não canon, porque afinal gostar ou não de RHr não é um fator preponderante para se excluir uma pessoa do convívio,né?). Também não li Draco/Ginny, mas já escrevi um drabble; gosto demais de Remus/Tonks, embora tenha lido muito pouco deles. Recomendo Shooting Star da Jé também. Tentei ler Snape/Ron uma vez, mas não deu certo. Há coisas que não deveriam sequer ser cogitadas, mas né... a liberdade de pensamento e criação dá nisso. XD~

Anyway, essas são minhas confissões de ficreader. Acho que farei uma de ficwriter um dia, quem sabe. E quanto as listas, elaborarei as duas que mencionei aqui o quanto antes, ou seja, não esperem tão cedo. HAHAHAHAHAHAHA...

\o
Tags: fandom, ficreader, fics, fãs, harry potter
Subscribe
  • Post a new comment

    Error

    default userpic
    When you submit the form an invisible reCAPTCHA check will be performed.
    You must follow the Privacy Policy and Google Terms of use.
  • 10 comments